Laços de Família

Muito já ouvi falar do impacto que o nascimento de um bebê especial provoca nos pais e em toda a sua família, mobilizando papéis e até mesmo os vínculos já estabelecidos. Mas sempre falamos na família como um todo, ou no máximo nos dedicamos à questão dos pais, o que considero imprescindível! Mas e a respeito dos irmãos, o que sabemos? Muito pouco! O que sentem e o que pensam a respeito desta experiência? Em uma época que se valoriza tanto as diferenças, não paramos para ouvir e olhar para essas pessoas que convivem e irão conviver por toda a sua vida com seus irmãos especiais. A família toda sofre com uma situação nova e desconhecida e todo o esforço e energia dos pais acabam se direcionando para este novo ser. Mas e o irmão? Quais seriam suas angústias e necessidades? Qual seria o seu papel neste novo contexto familiar? Acredito que seja de extrema importância, dar a voz para esses irmãos, a fim de que eles possam se expressar e encontrar um lugar legítimo dentro deste novo contexto familiar. Vamos ouví-los? Você conhece ou é um irmão de uma pessoa com necessidades especiais? Convido vocês a participar e promover este novo debate.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Para descontrair! rs


Coisas de irmãos

Só quem tem irmão sabe o que é ter  um cúmplice, companheiro e inimigo dentro da própria casa! Acredito que este é o verdadeiro sentimento por um irmão. Sentimento não, sentimentos!! Pois eles são inúmeros e os mais diversos possíveis. Oscilam desde o mais tenro amor para um ódio profundo. Mas estarão sempre lá, presentes em nossa vidas e nossas estórias. São eles que serão as pessoas mais presentes e duradouros em nossa trajetória. Nossos pais partirão, nossos filhos nascerão, nossos cônjuges, assim como nossos amigos surgirão ao longo dessa trajetória,  mas aqueles que nos viram nascer ou que nós vimos nascer farão parte da nossa vida até o momento que um de nós não estiver mais nesta orbe. Deixo aqui, a minha homenagem aos meus irmãos Pedro e Marcos, que mesmo distantes, sempre foram e sempre serão companheiros e cúmplices da minha estoria.

3 comentários:

  1. Acho que todo mundo que tem irmão sabe como é importante em sua própria construção, a arte de conviver, né? Penso que, independente de serem criados pelos mesmos pais, as diferenças são muito ricas, na construção da personalidade e da estoria de cada um...É muito bom ter com quem compartilhar, com quem brigar, com quem aprender na trajetória de nossas vidas! Resumindo, é muito bom ter irmãos. Aproveito para agradecer a convivencia, ainda que à distancia, com os meus: Guilherme, Armando e Fernando. Beijos e parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Si! Adorei a tirinha :)
    Tô com um problema aqui...Linkei seu blog ao meu, mas "não tá pegando" rs Devo ter feito algo errado. Vou tentar outra vez...(Ou será que é pq vc mudou o_O) Dããã. Vou tentar resolver isso.
    Bjo.

    ps: Tbm acho que ter irmão é bem legal, e por isso arranjamos o Ted para o Vic. Foi o melhor que pude...Sério rsrs

    ResponderExcluir
  3. Com certeza Fran, com os nossos irmãos crescemos e aprendemos diariamente a respeitar e compreender a diversidade humana, pois somos únicos e cada um com sua estória só tem a acrescentar e nos fazer refletir, os nossos valores!

    ResponderExcluir